Muito se fala e melhorar a posição dos dentes, para isso os jovens procuram diretamente os tratamentos de ortodontia. A ortodontia compreende a movimentação dos dentes e do osso que suporta estes dentes, porém algumas coisas não são esclarecidas no momento em que o paciente inicia o tratamento.
Nem sempre a má oclusão (engrenamento) dos dentes pode ser tratada somente com a movimentação dos dentes, muitas vezes a diferença na posição dentária é tão grande que há necessidade de se fazer a cirurgia ortognática para moificar a base óssea que suporta os dentes.
A cirurgia ortognática é um procedimento odontológico, porém com algumas características que exigem um maior treinamento do dentista que a pratica. Geralmente este profissional passa por um período de estudo de três anos, em formato de residência hospitalar, e ao final este é submetido a uma prova que lhe confere o título de especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial; outras formas de especialização não provêem a formação necessária ao profissional. A cirurgia ortognática é fita em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Geralmente, devido ao alto custo do tratamento, o convênio de saúde do pacinete é acionado para cobrir os gastos. A recuperação é de aproximadamente 15 dias, sendo que o paciente permanece internado de 1 a 2 dias.
A modificação da posição óssea geralmente melhora também a estética do paciente, principalmente quando avaliamos o perfil deste. A mudança mais perceptível se dá na região do queixo (mento) e principalmente na exposição dos dentes quando o paciente sorri.
Dr. Lineu Perrone
Cirurgião Buco Maxilo Facial
Comments